Cronistas participantes.

Confira a escalação da nossa seleção.

avatar for Ademir DemarchiAdemir Demarchi

Ademir Demarchi nasceu em Maringá-PR em 1960 e reside em Santos-SP, há mais de 30 anos escutando os rojões do caldeirão da Vila Belmiro. Escritor e editor de poesia, manteve coluna de crônicas por oito anos e meio no jornal impresso Diário do Norte do Paraná, que foram reunidas no livro Siri na lata (Realejo, 2015). Para o autor, o cronista é como o tal siri na lata, sempre em estado de atenção, mesmo que lírica, em relação aos acontecimentos. Seus livros mais recentes são: Espantalhos e Contrapoéticas (Editora Nave, 2018 e 2020), de ensaios; e os livros de poemas Cemitério da Filosofia - Preceitos da dúvida (Kotter, 2020) e In Fuck We Trust (Urutau, 2020).

avatar for Adriana CalabróAdriana Calabró

Adriana Calabró é jornalista, escritora e roteirista. Foi premiada nas áreas de comunicação (Best of Bates International, Clube de Criação, Festival de Nova York) e literatura (Selo Puc/Unesco Melhores livros do ano, ProAc – bolsa de literatura, Prêmio Off-Flip, Prêmio João de Barro- 1º lugar, Prêmio Livre Opinião, Prêmio Paulo Leminski, Salão do Humor) e roteiro (Festival de Nanometragem). Idealizou e atua como facilitadora da Oficina de Escrita Palavra Criada (desde 2005). Na área de Letras, desenvolve pesquisa autoral sobre a Escrita e o Processo de Transformação. Lançou 8 livros de ficção, sendo um deles uma “Autobiografia póstuma em vida”. Na dramaturgia montou Trilogia do Fim, e no audiovisual já escreveu centenas de roteiros institucionais, publicitários, documentais e de ficção.

avatar for Alcides ScagliaAlcides Scaglia

Como a maioria dos meninos brasileiros, sonhou em ser jogador de futebol. Correu tanto atrás do sonho e da bola que alcançou seu objetivo. Mas acordou, ou melhor, foi acordado. Fez faculdade, mestrado, doutorado, se tornou livre-docente, professor e pesquisador da UNICAMP... contudo quando dorme quer continuar o sonho. O mundo real não deixa voltar, logo escreve, tentando encontrar um outro caminho para voltar ao jogo, à terra do sonho, onde a bola, as luvas, a grama, ditavam a dimensão do sentido.

avatar for Alexandre BrandãoAlexandre Brandão

Alexandre Brandão, contista, poeta e cronista, nascido em Minas Gerais, vive no Rio de Janeiro. Perna de pau no futebol, suas incursões em outros esportes olímpicos foram menos decepcionantes. Foi um bom armador no basquete e no handebol, mas não suportou um mês de escolinha de judô. Seja como for, o que gosta mesmo é de assistir ao vôlei feminino e aquele esporte em que os atletas bebem cerveja antes, durante e depois, o curling. Ah, como este é das Olimpíadas de Inverno, para que os jogos de inverno e verão sejam equiparados, Alexandre defende a porrinha como esporte olímpico – a ser disputado nos dois casos.

avatar for Andréa MartinsAndréa Martins

Andréa Martins ataca de publicitária, já foi escalada como roteirista e recentemente deixou o time dos paulistanos para jogar em Presidente Venceslau, no interior de São Paulo. Em 2021, conquistou o título de escritora com o lançamento de seu primeiro livro “Uma cadeira na varanda – Crônicas e memórias do interior”. Já se considera veterana neste projeto, tendo entrado em campo no Crônicas da Copa do mundial masculino de 2018 e feminino de 2019, no Crônicas Olímpicas de 2021, Crônicas da Copa mundial masculino 2022 e feminino 2023. Com a convocação para a edição do Crônicas Olímpicas 2024, já está preparada para gritar “É Hexaaaaa!”.

avatar for Borny Cristiano SoBorny Cristiano So

Marido de Camilla. Pai de Pedro. Advogado. Apaixonado por Esportes desde cedo. 24 horas por dia. As primeiras lembranças dos Jogos Olímpicos vêm de 1984. Já em 1988, as primeiras Olimpíadas assistidas quase integralmente. A cada 4 anos, uma nova emoção. Outro dia, lembrei da minha primeira crônica esportiva lá pelos tenros 10 anos; hoje, vejo Pedroca rabiscando suas primeiras linhas tortas na mesma idade. É o ciclo olímpico. É o ciclo da vida. É a paixão que se renova. É este o Amor que nos traz até aqui.

avatar for Caio Junqueira MacielCaio Junqueira Maciel

Caio é o nome literário de Luiz Carlos Junqueira Maciel, nascido em Cruzília, em maio de 1952. É mestre em Literatura Brasileira pela UFMG, onde dissertou sobre a poesia de Dantas Mota. Publicou livros de ensaios, poemas, contos, crônicas e tem parcerias em vários Cds como letrista do compositor Zebeto Correa, com quem compôs o álbum Trilhas da Literatura Brasileira. Autor do livro Floresta, pela editora Conceito, na coleção “BH: a cidade de cada um”. Viveu em Portugal, daí resultou seu romance Um estranho no Minho. Aposentado, vive em Sabará, MG.

avatar for Carlos CasteloCarlos Castelo

Carlos Castelo é natural de Teresina e artificial de São Paulo desde a infância. Começou a produzir crônicas nos anos 1980. Já colaborou com O Pasquim, Playboy, Exame, Cult e UOL. Hoje, escreve regularmente para os jornais Estadão, Rascunho e O Dia. Possui 20 livros lançados.

avatar for Carlos Eduardo Marcos BonfáCarlos Eduardo Marcos Bonfá

Carlos Eduardo Marcos Bonfá nasceu em Socorro/SP em 1984. É professor de literatura, Leitura e Produção de Texto em EFII, EM e em faculdade do setor privado, com doutorado (e estágio de pós-doutoramento) em Estudos Literários pela UNESP. É colaborador da revista “Mallarmargens”.

avatar for Cássio ZanattaCássio Zanatta

Cássio Zanatta é redator e escritor, não necessariamente nessa ordem. Já foi redator e Diretor de Criação da AlmapBBDO, DM9, Africa, DPZ e outras importantes agências brasileiras. Recentemente foi eleito para o Hall da Fama no CCSP. Escreve crônicas semanais para The São Paulo Times e para a revista digital Rubem. É autor do livro de crônicas “A Menor Importância”, editado pela Realejo Livros. Mas, principalmente, é natural de São José do Rio Pardo, o que explica muita coisa.

avatar for Cesar CardosoCesar Cardoso

Carioca de 1955 e torcedor do Fluminense, a primeira vez que escrevi sobre esporte foi no jornal O Pasquim, fazendo a cobertura humorística da Copa de 1982. Aquela, que deu no Desastre do Sarriá, com a Itália ganhando da gente de 3 a 2, lembram? Não? Ainda bem!
Mas agora é diferente, são as Olimpíadas. A experiência mais parecida que eu tive com elas foi na Primeira Comunhão: não consegui decorar a letra do Pai Nosso e fui o único da turma a não ganhar medalha.
Ah, ia esquecendo: sou poeta, contista, cronista, humorista, roteirista e autor de literatura infanto-juvenil. Já lancei mais de 20 livros, tive contos publicados na Inglaterra e no México e sou mundialmente conhecido por toda a minha família. Meu livro O Gigante do Maracanã (editora Biruta) foi selecionado para o Acervo Básico da Fundação Nacional do Livro Infanto-juvenil. Como roteirista escrevi os programas Tv Pirata, A Grande Família, Sai de Baixo, Zorra (indicado ao Prêmio Emmy – 2015), Casseta & Planeta Urgente e outros. E também o roteiro do filme A Taça do Mundo É Nossa, junto com o grupo Casseta & Planeta. Em 2023, lancei pela CEPE Editora Dez Baleias na Estação Esperando Pelo Trem, texto vencedor do IV Prêmio CEPE Nacional de Literatura Infantil – 2022. E pra continuar na literatura, estou pretendendo me alfabetizar.
E agora vamos pra Paris, porque dessa vez eu decorei o Pai Nosso e pelo menos uma medalhinha eu ganho!

avatar for Cezar FittipaldiCezar Fittipaldi

Escritor diletante, ourinhense de nascimento e coração, professor de escola pública, ex-empresário, eterno sobrevivente nesse país de desafios, encara a vida como uma gigantesca obra literária em tempo real. Seu esporte favorito é o automobilismo, gosta de basquete, atletismo, natação e o futebol já foi mais apreciado. Já assistiu a numerosas copas do mundo, todas pela televisão, e torce comedidamente pelo time do Brasil, sabendo separar ufanismo e nacionalismo de amor ao esporte.

avatar for Chirles OliveiraChirles Oliveira

Chirles Oliveira reside em Vitória da Conquista- Ba. É bacharela em Direito pela UESB, licenciada em Letras/Inglês e em Filosofia. É poetisa e escritora. Possui o título de Doutor Honoris Causa em literatura outorgado pela Academia de Letras do Brasil-SP, onde ocupa a cadeira 38, integra ainda a academia AILB. Participa em mais de 60 coletâneas de poesias, contos e crônicas, é colunista na Revista Escribas e cronista no site Escritor Brasileiro, possui centenas de textos publicados. Autora dos livros "O Reflexo atual da subjugação feminina"; "Abstrações - Gritos que ecoam da alma"; "Sussurros do coração - Versos que traduzem a alma"; "9 Vidas - Histórias de mulheres e superação". É ainda corredora nas horas vagas. Orgulha-se em ser mãe e avó.

avatar for Clara ArreguyClara Arreguy

Clara Arreguy é jornalista e escritora. Mineira de Belo Horizonte, mora em Brasília desde 2004. Trabalhou nos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense, na revista Veja Brasília, em assessorias de imprensa de empresas e governos. Tem 32 livros publicados. Vários deles falam sobre esportes: o romance "Segunda divisão" (Outubro Edições, 2023), o volume de contos "Sonhos olímpicos" (Editora Franco, 2014), o volume de crônicas "Futebola" (com Fernanda de Aragão, Outubro Edições, 2020) e o e-book "Chico Paquequer, a football tale" (www.outubroedicoes.com.br). (Foto: Eugênia Alvarez).

avatar for Daniel RibasDaniel Ribas

Daniel Russell Ribas é um leitor por esporte e treina escrita como modalidade olímpica.

avatar for Daniella CortellaDaniella Cortella

Meu envolvimento com o esporte vem de longa data. Frequentei estádios e ginásios, além de ter sido atleta profissional no handebol. Graduada em Publicidade e Propaganda, e especialização em Cinema e Fotografia, a escrita passou a fazer parte do meu cotidiano, tornando-se a forma de expressão de minhas opiniões, sentimentos e emoções.

avatar for David Oscar VazDavid Oscar Vaz

Nasci em São Paulo em 24 de agosto de 1956, formei-me em Letras pela USP em Português e Russo. Dediquei-me desde então ao ensino, à produção textual, ficcional ou ensaística, e a outras atividades ligadas ao universo da escrita. Fui jurado de concursos literários, como o
Jabuti e o Off-Flip, um dos editores da revista Teresa, da pós-graduação de literatura brasileira da Letras USP, e realizei trabalhos de leitura crítica para diversas editoras. Defendi mestrado em Teoria Literária também pela USP, em 1996. Um ano depois, publiquei minha primeira obra de ficção, Resíduos, pela Ateliê Editorial, com a qual recebi o Prêmio APCA na categoria “escritor revelação”. Meu segundo livro de contos veio em 2000, A Urna, igualmente bem recebido pela crítica. Escrevi diversas resenhas, apresentações, ensaios e análises críticas, de clássicos da literatura a contemporâneos. Participei em 2003 da antologia organizada pela Revista E do SESC de São Paulo, intitulada Ficções Urbanas. Publiquei vários contos em jornais e revistas literárias, quer impressas, como Opção Cultural, Teresa, Rascunho, Revista E; quer eletrônicas, Nova e Bestiário, Sara Fazib. Na minha atividade docente trabalhei com Literatura Brasileira, Teoria Literária e Literatura Portuguesa. Realizei várias oficinas de literatura e cursos em eventos como Semanas de Letras de instituições privadas e públicas e ministrei cursos para as Secretarias de Cultura do Município e do Estado de São Paulo. Em 2023 lancei pela editora Urutau meu livro de contos Portas e Vãos.

avatar for Elisa Andrade BuzzoElisa Andrade Buzzo

Elisa Andrade Buzzo nasceu em São Paulo, em 1981. É doutoranda no programa de Estudos Portugueses e Românicos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), mestre em Estudos Brasileiros também pela FLUL e graduada em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Publicou os livros de poemas Notas errantes (Patuá, 2017), Vário som (Patuá, 2012 – finalista do Prêmio Jabuti 2013 na categoria Poesia), Canción rectrátil (La Cartonera, 2010) e Se lá no sol (7Letras, 2005), dentre outros. Parte de suas crônicas veiculadas no site Digestivo Cultural (www.digestivocultural.com) foi reunida até o momento em duas antologias: O gosto da cidade em minha boca (Patuá, 2018) e Reforma na Paulista e um coração pisado (Oitava Rima, 2013). Na revista RUBEM publica crônicas quinzenalmente às terças-feiras (https://rubem.wordpress.com).

avatar for Emanuel MadeiraEmanuel Madeira

Emanuel Madeira é natural de São José do Rio Pardo! Formado em Letras, já escreveu crônicas para os portais Tamarina Literária e RevistaRia! Tem um podcast sobre crônicas ''Crônicas ao Pé do Ouvido'', não gosta de futebol mas já torceu para o Botafogo por causa do nome, e para o Corinthians, por causa de sua irmã. Torcedor ouvinte do L.A Lakers, já deu alguns pitacos sobre a Copa do Mundo no portal Crônicas da Copa!
@e.madeira.mas
@cronicas_de_ouvido

avatar for Fátima GilioliFátima Gilioli

Fátima Gilioli é jornalista e escritora, autora do livro “Código 303 Uma reportagem sobre o alcoolismo, a doença da negação” e da distopia “#EsseFuturoNão!”. Tem participação em antologias como: Mar Infinito, A Rua dos Versos, Cadeira de Mulher - Crônicas, Contos e outros Pontos... Atualmente ocupa a cadeira nº. 18 da Academia Guarulhense de Letras. Ministra palestras sobre Alcoolismo, organiza encontros literários e saraus. Visita escolas, falando sobre escrita literária. Faz trabalhos de revisão de textos e é responsável pelo conteúdo do blog VamosComentar1@blogspot.com.

avatar for Fernanda de AragãoFernanda de Aragão

Fernanda de Aragão é idealizadora dos projetos Crônicas Olímpicas e Crônicas da Copa, que organiza em parceria com Márcio Assêncio. Mestre e doutora pela Unicamp, estuda psicanálise e esporte. Arte-experimentadora, criou o projeto Diz-Quetes, e outros, junto ao Letra Corrida, seu ateliê de Literatura e Criatividade. Escritora, seu primeiro livro, Língua Crônica, foi premiado pela União Brasileira de Escritores. Publicou o livro Futebola, com Clara Arreguy, quando escreveram crônicas sobre as Copas do Mundo de Futebol Masculino e Feminino de 2018 e 2019, respectivamente. Alegre e inquieta, gosta de criar projetos e de fomentar a arte e cultura. É paulistana de nascimento. Em conjunto com amigos criou o blog Ser-Tão Paulistano. Já foi fanzineira, já foi blogueira, já foi árbitra, já foi atleta no maior estilo "quase lá".

avatar for Flávio Viegas AmoreiraFlávio Viegas Amoreira

Escritor, poeta, contista, romancista, dramaturgo e jornalista. Nascido em Santos em 1965, atua como agitador cultural em São Paulo, Rio de Janeiro e Litoral Paulista em projetos de discussão de temas ligados a artes de vanguarda, saraus poéticos e oficinas de criação literária. Já lançou 14 livros entre eles: “Maralto”, “A Biblioteca Submergida”, “Contogramas”, “Escorbuto, Cantos da Costa”, “Edoardo, o Ele de Nós”, “Oceano Cais”, “Desaforismos”, “Pessoa doutra margem”. Também participou de diversas antologias de poesia e conto, incluído a “Geração Zero Zero”, antologia que reúne os mais inquietos e inovadores autores lançados na primeira década do século XXI e organizada pelo crítico literário Nelson de Oliveira. Escrevendo para teatro, cronista, atuante em redes sociais com criação literária online e arte digital, Flávio Viegas Amoreira é considerado um dos mais ativos escritores paulistas e agitadores intelectuais da Novíssima Literatura Brasileira.

Crédito da foto: Isabel Carvalhaes

avatar for Gutierre AlvesGutierre Alves

Paraibano, Campinense (de nascimento e coração). Leciona História como ofício, e nas horas vagas é metido a poeta. Atua como comentarista de Futebol na página do Youtube "Sempre Campinense" e quando o tempo permite escreve no Blog "Resenha Raposeira". Publicou pela Editora Penalux o livro de poemas "Pequenas impressões de um ano incerto" (2020). Tem a Literatura, o Futebol e a História como maiores paixões.

avatar for João NunesJoão Nunes

João Nunes é formado em teologia e jornalismo. É integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema e autor do livro Paulínia – Uma História de Cinema (Paco Editorial, 2019). Atualmente assina a coluna Sala de Cinema no site horacampinas.com.br.

avatar for João Paulo RodriguesJoão Paulo Rodrigues

Publicitário, redator, sócio-cofundador da We Humans, agência colaborativa. Paulistano, nascido na ZL, Corinthiano, claro. Deixei os gramados em 2015 quando o Vicente, meu filho mais velho, deixou de me convocar para o gol-a-gol. Atualmente comento jogos para minhas duas filhas mais novas, Isadora e Heloísa. Nas horas vagas sou baterista de rock, que tem tudo a ver com futebol.

avatar for Joel SilvaJoel Silva

Paulistano do interior - nascido na Grande Jacipora, da qual faz parte Junqueirópolis, Presidente Prudente e Dracena. A arte de caminhar é seu esporte preferido. Autor d'A Invenção da Palavras, está ameaçando seus leitores com a publicação de outro livro (caso não dêem bola para estas crônicas!) Santista por convicção, finalmente concordou que time grande também cai de divisão... Ah, o livro bomba vai se chamar O Presidente Quê Burlou o Golpe.

avatar for José Guilherme VerezaJosé Guilherme Vereza

José Guilherme Vereza é publicitário, redator, diretor de criação, professor, roterista e escritor de contos, romances, crônicas, o que as teclas mandarem. Tem diploma de Molhos de Massas e Risotos, pretensão para uso estritamente doméstico. Mora em Lisboa desde janeiro de 2022, quando ventos das letras cá sopram um prazer imenso em escrever de tudo, inventar coisas e gentes, dia sim, dia sim. Crônicas Olímpicas é um desses prazeres.

avatar for José Luiz FinhanaJosé Luiz Finhana

Meu nome é José Luiz Finhana. Formado em Direito, funcionário público aposentado do Judiciário, ator esporádico de teatro e amante de um bom vinho tinto. Casado com Da. Denise, pai do Marcus e do César, e torcedor esperançoso, porém resignado do São Paulo. Como sempre gostei de ler (Literatura, História e História da Arte ) , atualmente e com mais tempo, dedico-me a escrever crônicas (postadas no Facebook ) e poesias (algumas publicadas no Diário do Gde ABC). Fui recentemente agraciado com o melhor dos presentes. Irmão de outros três irmãos (todos homens), pai de dois garotos, tio de nove sobrinhos machos, eis que surge, linda, maravilhosa, ... e geniosa, minha primeira neta, Maria Clara! Que ela seja, no futuro, o que desejar: artista, escritora, bailarina, ou jogadora de futebol. Com certeza vovô será o primeiro a levá-la nos treinos e nos jogos, como fiz com meus filhos quando pequenos. Resumindo, sou avô da Maria Clara, e, nas horas vagas, escriba e vate, com muito orgulho !

avatar for Leonel PrataLeonel Prata

Publicitário, jornalista, escritor e editor. Fissurado em esportes desde criança, quando colecionava a extinta Revista do Esporte e ganhava prêmios (em dinheiro) nos programas da Rádio Piratininga de Lins (SP), cidade onde nasceu, respondendo pelo telefone perguntas sobre futebol. Adulto, já em São Paulo, editou a revista Saque (voleibol), para sua própria editora, e as chamadas revistas masculinas (Homem e Privé, entre outras) para a editora Três, em que a atividade física, no caso, era outra.
Por outro lado, entre outras coisas, organizou, editou e é um dos autores das antologias de contos "Damas de Ouro & Valetes Espada - Crônicas do Baralho” e "Damas de Espada & Valetes de Ouro - Memórias Embaralhadas". Autor do romance "Embaúra" e das biografias "As Fugas e o Destino do Alemão Siegfried”, com tradução para o idioma alemão, e “Vida Complicada, Mas Tudo Bem!” Sua obra mais recente é o livro de crônicas “Sem Eira Nem Beira”.

avatar for Lilian LovisiLilian Lovisi

Escrevo para sobreviver ao mundo.
( e no mundo também).

avatar for Luciano Villalba NetoLuciano Villalba Neto

Luciano Villalba Neto é morador de Brasília e artista da palavra. Jornalista, escritor e estudante de Letras. Cobre voleibol no @jornalpassea.

avatar for Luiz Eduardo de CarvalhoLuiz Eduardo de Carvalho

Luiz Eduardo de Carvalho é escritor e editor paulistano, nascido em 1965, foi professor, publicitário e assessor de imprensa, jornalista e gestor cultural nos âmbitos público, particular e do terceiro setor. Dedica-se exclusivamente à produção literária desde 2015, já recebeu mais de 110 prêmios literários e publicou: O Teatro Delirante, Retalhos de Sampa, Sessenta e Seis Elos, Frasebook, Xadrez, Quadrilha, Evoé, 22!, O Pirata Grilheta e os Dragões do Mar, Um Conto de Réis (e de Rainhas), Crônicas do Ofício, Curtas-metragens, Cabra Cega, Q Absurdo!, Multiversos, Mãos de Deus - Biografia do Padre Júlio Lancellotti e Os Primeiros Músicos e Bicho-da-Seda.

avatar for Luiz Roberto GuedesLuiz Roberto Guedes

LRG é escritor, poeta, publicitário, jornalista, tradutor e corintiano. Mais na página Luiz Roberto Guedes.Oficial.

avatar for Marcelo da Silva AntunesMarcelo da Silva Antunes

Marcelo da Silva Antunes nasceu em São Paulo. É editor do selo literário Borboleta Azul e da Revista Agagê80 (Brasil/Portugal), agitador cultural e orientador de escrita criativa. Tem textos publicados em diversas revistas no Brasil e no Peru (Universidade Nacional Maior de São Marcos). Publicou diversos livros, entre eles VIVAVACA -2017, SP: Sem Patuá (editora Patuá) - 2018, Outros Cortes (Selo Borboleta Azul) -2019, Manifesto da hora que o couro come (Selo Borboleta Azul) -2020, Tragédias (Selo Borboleta Azul) – 2022 e Os dias Trabalhados (Selo Borboleta Azul) 2023.

Crédito: Foto de Fabio H. Mendes

avatar for Marcelo Viana Araújo FilhoMarcelo Viana Araújo Filho

Marcelo Viana Araújo Filho é doutorando em história, apaixonado por esportes e que encontra na literatura um refúgio muito necessário. Adora o calendário em ano de Copa do Mundo ou Olimpíada e não perde, de forma alguma, um jogo do seu time do coração: O Fluminense F.C.

avatar for Márcio Assêncio AraújoMárcio Assêncio Araújo

É redator, mas como não se contenta com os pequenos espaços dos anúncios publicitários, resolveu escrever crônicas, contos, roteiros e até publicou um livro infantil. Ainda insiste em torcer para o Guarani, o que prova que gosta muito de futebol. É empreendedor no Kander e um dos idealizadores e produtor do Projeto Crônicas da Copa e Crônicas Olímpicas.

avatar for Márcio NogueiraMárcio Nogueira

Redator publicitário, fanático por futebol e amante de todos os esportes, trabalhou em diversas agências de São Paulo, do Norte e Nordeste, por isso seu coração alvinegro também admite algumas outras cores (verde, que verde?). Já viu muitas Copas, muitos Jogos Olímpicos e espera ver mais ainda, com a bênção dos deuses do futebol e do Olimpo.

avatar for Maria Alice ZocchioMaria Alice Zocchio

Maria Alice Zocchio nasceu em São José dos Campos e mora em São Paulo. Estudou Jornalismo e abandonou o diploma. Estudou Letras e virou professora de adolescentes por mais de trinta anos. É mãe de Guilherme e Júlia. Escreve contos, crônicas e poesia.

avatar for Marta CortezãoMarta Cortezão

Marta Cortezão é natural de Tefé, no Amazonas, mas radicada na Espanha
desde 2012. É escritora e poeta e tem realizado vários projetos literários de
divulgação e promoção da Literatura Contemporânea de Autoria Feminina no Brasil e no exterior. Coorganizadora e idealizadora do projeto editorial das coletâneas Enluaradas (poesia contemporânea) e das Tertúlias Virtuais (Canal Youtube Banzeiro Conexões). Administra o blog Feminário Conexões, onde divulga e promove a Literatura Contemporânea do Feminino junto a várias escritoras e poetas parceiras. Possui a coluna P.o.e.s.i.a na revista digital Voo Livre/SP, onde publica artigos sobre poesia contemporânea de autoria feminina. Coautora em várias antologias nacionais e internacionais (poesia e contos). Livros de poesia publicados: “Banzeiro manso” (Porto de Lenha Editora, 2017), “Amazonidades: gesta das águas” (Penalux, 2021, trovas), Zine “Aljavas para Cupido” (2022) e “meu silêncio lambe tua orelha” (Toma Aí Um Poema Editora, 2023). No Instagram @martacortezaopoeta.

avatar for Maurício Melo Jr.Maurício Melo Jr.

Nasceu em Catende, Pernambuco. Diplomado em Comunicação Social e pós-graduado em Ciência Política e Economia, é escritor, jornalista, crítico literário e documentarista. Foi crítico literário e repórter de cultura do Correio Braziliense entre 1989 e 1999. Escreveu resenhas literárias para o Jornal do Brasil (RJ) e Zero Hora (RS). Escreveu e publicou diversos livros infantojuvenis, além de uma novela e um volume de crônicas. Tem contos publicados em diversas antologias. Participou, como palestrante, de diversos eventos literários. Foi júri em diversos concursos literários, como o 19º Concurso de Contos Luiz Vilela (Ituiutaba/MG, 2009). É jornalista da TV Senado, onde, desde 2001, dirige e apresenta o programa Leituras, dedicado à literatura brasileira. Escreve resenhas literárias para o jornal Rascunho (Curitiba/PR) e crônicas semanais para o blog Jornal da Besta Fubana (Recife/PE).

avatar for Moacyr Vergara de Godoy MoreiraMoacyr Vergara de Godoy Moreira

Moacyr Vergara de Godoy Moreira nasceu em São Paulo em 1972. É médico, escritor e crítico literário. Mestre em Literatura Brasileira (FFLCH/USP-SP). Publicou os livros Lâmina do tempo (2002, contos); República das bicicletas (2003, crônicas); Ruídos urbanos (2008, narrativas curtas); Soalho de tábua (2012, contos); Um certo nascer ali (2023, breves retratos) e O itinerário dos bondes (2024, contos). Tem contos publicados em diversas antologias no Brasil e em Portugal. Organizou o livro Ponto de fuga, de Jorge Coli (editora Perspectiva, 2004) e o audiolivro Contos de agora, com 21 autores brasileiros contemporâneos (editora Livro Falante, 2007). Publicou resenhas e crônicas nos jornais O Estado do Paraná (Curitiba), Jornal do Brasil (Rio de Janeiro), Zero Hora (Porto Alegre) e Gazeta do Tatuapé (São Paulo) e na Revista 451, além dos sítios Porco Espinho (www.porcoespinho.com.br), Agência Carta Maior, Cronópios, Germina Literatura, IgLer, dentre outros. Dedica-se no momento, além da literatura, à Gestão Corporativa de Saúde (ligada à área de Saúde e Segurança do Trabalho) e às Perícias Judiciais.

avatar for Nanete NevesNanete Neves

Nanete Neves é paulistana, jornalista, e escritora, com duas pós-graduações em escrita literária. Hoje vive de escrever, editar e ministrar oficinas. É autora do ebook paradidádico Transforme sua vida em livro (2020, Amazon Kindle); da novela De âmbar e trigo (Alink Editora, 2016); do livro de memórias-reportagem O Poeta e a foca (2015, agora disponível como livro digital na Amazon/Kindle), em que conta como conseguiu a primeira entrevista de Drummond para a imprensa quando ainda era novata na carreira; Batendo ponto: uma colherada de humor na hora do cafezinho, ao lado de Nelson de Oliveira e Marcelino Freire (Novo Século, 2013), de mini e microcontos, e de Lavoura dourada (Évora, 2010). Integra o Coletivo KriptoKaipora de Ficção Científica Brasileira, e participa de diversas antologias de contos no Brasil e em Portugal.

avatar for Paula ZogbiPaula Zogbi

Uma perda imensa, o pânico e a depressão não me deram saída. Agarrei as artes como um náufrago se agarra num bote. Naveguei por músicas, danças e cinema. Embarquei como redatora na publicidade. Me formei em Comunicação e em Yoga. Em busca de mim, ancorei 34 anos no divã. Imersões me interessam. Mergulhei no curso de Psicanálise.

avatar for Renato PiccininRenato Piccinin

Renato Piccinin enxerga o mundo pelas lentes do esporte desde que nasceu. Jornalista, publicitário, mas, acima de tudo, um apaixonado pela capacidade que homens e mulheres têm de, através do esporte, superar marcas e desafios aparentemente impossíveis.

avatar for Ronaldo GuimarãesRonaldo Guimarães

Ronaldo Guimarães, escritor, professor e pedagogo. Nascido em Belo Horizonte. Dez livros publicados entre romances, contos, crônicas, infantil e quadrinhos. Vencedor de vários prêmios literários.

avatar for Sandra SchamasSandra Schamas

Escritora e tradutora desde 1995, escreve contos, poesias e folhetins. Além de participar de antologias e coletivos, tem dois livros de contos publicados. Seus folhetins foram escritos diariamente nas mídias sociais, agora estão na Amazon.com. O romance As Tias, saiu pela Editora Patuá e em breve terá uma segunda edição em e-book. O tema preferido: gente e suas esquisitices. Gosta também de temas sugeridos ou encomendados, e adora um desafio literário.

avatar for Sergia AlvesSergia Alves

Piauiense, Mestra em Letras/Literatura, Memória e Cultura. É autora dos livros: “Quatro Contos” - Editora Quimera, 2018; “Adejo” [poemas] - Editora Venas Abiertas, 2019; “Vale do Sossego” - romance, Editora Reformatório, 2022.

avatar for Toninho LimaToninho Lima

Toninho Lima é redator publicitário há mais de 45 anos e escreve
crônicas e artigos para diversas plataformas. Tem um livro publicado em
2015 – Desculpe, Eu Moro na Barra. Atuando em publicidade, esteve nas
principais agências como MPM, J.W. Thompson, McCann-Erickson, NBS
e Artplan. Atualmente é Redator Sênior na Next (Gr. Dreamers).

avatar for Wagner HilárioWagner Hilário

Sou jornalista e escolhi a profissão por querer ser escritor. Passei por diversas redações e, hoje, atuo como head de projetos em uma agência de conteúdo. Procuro transitar (e me divertir) em diversos gêneros literários, incluindo crônicas. A narrativa esportiva me encanta. Tive o prazer de assinar duas livros nessa linha: "RAAM, Mr. Milan — no limite do corpo, da alma e da razão" e "Jornadas Heroicas — o esportismo como instrumento de aprendizagem na prática". Também colaborei para a autobiografia do judoca Max Trombini ("Aprendiz de Samurai") que virou filme ("A grande vitória") para o qual pude contribuir, também, como um dos roteiristas. A literatura é meu esporte e o esporte, sem dúvida, é uma inspiração para mim.

avatar for Wander Cairo LevyWander Cairo Levy

Wander Cairo Levy foi redator publicitário durante décadas, conquistou os principais prêmios nacionais e internacionais e, recentemente, começou a escrever livros e roteiros para cinema. Tem 3 livros publicados e um roteiro que virou filme, Achados Não Procurados, que recentemente, conquistou o prêmio de melhor filme pelo júri popular no FAM ( Festival do Audio Visual do Mercosul), realizado em Florianópolis e de melhor roteiro, melhor ator e melhor caracterização no Festival do Piauí realizado em dezembro de 2021.

avatar for Wilton SantanaWilton Santana

Wilton é um leonino que não acredita em horóscopo, professor doutor que não acredita no sistema Sucupira, eleitor que não acredita nos políticos e cristão que não acredita na religiosidade. Mas, acredita que é “preciso ter manha, é preciso ter graça, é preciso ter sonho sempre”.