Sobre o Projeto.

Os jogos olímpicos contados em crônicas esportivas, todos os dias.

Crônicas Olímpicas é um projeto permanente que acontece durante os Jogos Olímpicos de Verão. Durante o evento, todos os dias, postamos crônicas sobre os jogos, sobre a torcida e os acontecimentos das competições. Mais do que análises dos fatos, interpretações pessoais com olhares poéticos, humorados e críticos. Aquilo que ninguém viu e também o que todos viram mas ninguém reparou.

Um projeto colaborativo para resgatar um gênero literário genuinamente brasileiro.

O projeto Crônicas Olímpicas é decorrente do projeto Crônicas da Copa, que repercutiu nos gramados país adentro. A crônica esportiva virou uma arte nos pés dos brasileiros. Ou melhor, nas mãos. A ideia deste projeto é valorizar esse gênero que transita entre o jornalismo e a literatura e que tem sido esquecido nos últimos tempos.

A Crônica Esportiva brasileira, que ganhou status de literatura com Nelson Rodrigues, Paulo Mendes Campos, Mario Filho, Carlos Drummond de Andrade, Armando Nogueira, entre tantos, está perdendo espaço para os artigos de opinião e de informação jornalística.

E, olha, tem um tanto de gente que escreve e que tem paixão pelo esporte. Escrever uma crônica é uma delícia, ler também. Talvez o que falte seja o estímulo. Então, por que não?

O projeto Crônicas Olímpicas é isso. Uma iniciativa simples, genuína, feita por quem gosta de ler e escrever, para aproveitar a oportunidade dos Jogos Olímpicos de Verão e estimular autores e leitores.

Inicialmente, o projeto foi pensado para ser um blog onde os alunos da Oficina Online de Crônica Esportiva – idealizada pela Fernanda de Aragão, escritora premiada e professora doutora em Educação Física – pudessem praticar o que aprenderam. Mas a ideia foi tão bem recebida que resolvemos ampliar seu escopo. A partir daí, convidamos amigos autores e entusiastas da escrita e do esporte para participar. Para o site ficar ainda mais colaborativo, abrimos inscrições para quem desejasse escrever.

Como o projeto nasceu.

Idealizadores

Fernanda de Aragão e Ramirez

Professora Universitária e Escritora

Professora universitária desde 2002 e doutora pela UNICAMP, deixou-se fisgar pela a criatividade, definitivamente, durante suas pesquisas acadêmicas sobre os processos de ensino-aprendizagem. Foi assim que, a partir de 2010, começou a desenvolver projetos voltados à criação e difusão literárias através de conceitos da arte-experimentação, principal característica de suas oficinas. Criou o Letra Corrida: Ateliê de Literatura e Criatividade que, desde 2008, se configura como um espaço criativo destinado à escrita, leitura e difusão da literatura. Escritora premiada, tem uma variedade de textos publicados em diversos veículos impressos e virtuais. Envolveu-se no mundo dos fanzines e se encantou com a desconstrução que esse tipo de publicação provoca, permitindo a liberdade de expressão. Como autora convidada, participa de mesas e debates em diversos eventos literários e culturais, momentos em que tem a oportunidade de discutir os movimentos culturais e a construção da cidadania.

Márcio Assêncio Araújo

Redator e Diretor de Criação

Formado em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP, é certificado em inovação pelo MIT. Em quase 20 anos de carreira, trabalhou em grande agências como W/Brasil, Taterka, P.A.Publicidade, DPZ, Grey, DPZ&T, entre outras. Criou e planejou para McDonald´s, Melitta, BMW, Itaú, Vivo, Carrefour, entre outros grandes anunciantes. Foi responsável pelo conceito e criação da premiada campanha "O que faz você feliz?". para o Pão de Açúcar. Geek desde criança, acompanhou a chegada do digital com entusiasmo e se encontrou nas estruturas conectadas em rede. Também é contista, cronista, roteirista e autor de livros infantis.

Sobre A OFICINA ONLINE de Crônica Esportiva.

Ministrada pela escritora e professora Fernanda  de Aragão, a Oficina Online de Crônica Esportiva tem o objetivo de estimular a escrita através de videoaulas e exercícios práticos. O debate e a troca são constantes. A oficina é recomendada para estudantes e profissionais que desejam conhecer mais sobre as técnicas de produção desse gênero textual. Saiba mais clicando aqui.